Trailer com 1.272 maços de cigarros sem selo fiscal é apreendido / Valor dos direitos alfandegários em torno de 100 milhões ALL

As estruturas da Administração Aduaneira apreenderam hoje 1.272 maços de cigarros na alfândega de Hani i Hotit, após após o controle foram encontrados desprovidos de selo fiscal, tentando assim evitar os direitos aduaneiros no valor de cerca de 100 milhões ALL.


A notícia foi anunciada pelo Diretor Geral das Alfândegas, Gjon Bardhi, durante um comunicado de imprensa do Ministério das Finanças e Economia.


“Após uma análise de risco e dúvidas cabíveis, sobre os dados da documentação que acompanha uma remessa de maços de cigarro chegou na Alfândega de Hani Hoti, Shkodra, de Montenegro, as estruturas da Administração Aduaneira, exerceram controle no veículo tipo reboque com placas búlgaras, que entraram no território aduaneiro albanês, de Montenegro. “Após o controle físico pelas estruturas alfandegárias, descobriu-se que a remessa de 1.272 maços de cigarros, ou 636 mil maços da marca“ Presidente cheio sabor ”, não estava munida de selo fiscal da República da Albânia ou de qualquer outro país”, disse o chefe do DPD agência.


Segundo ele, o trailer juntamente com o valor de 636 mil maços de cigarros foram apreendidos e hoje a Administração Aduaneira encaminhou o processo ao Ministério Público do Tribunal de Primeira Instância de Shkodra, pela infração penal "contrabando de bens que paguem imposto especial de consumo ou com suspensão total ou parcial de direitos aduaneiros ou impostos especiais de consumo ”, prevista no artigo 172.º do Código Penal.


“Pelas estimativas dos nossos especialistas, se essa commodity fosse colocada no mercado, o valor dos direitos aduaneiros a pagar é de 99,7 milhões de ALL”, disse Bardhi.


A Alfândega da Albânia exorta todos os cidadãos e operadores econômicos a denunciarem qualquer caso de corrupção ou contrabando.


“Permitam-me reiterar que todos os pontos do Serviço de Alfândega estão disponíveis e atendem a todas as entidades e cidadãos 24 horas por dia em 7 dias”, observou Bardhi.


A produção aquícola do nosso país segue a tendência de crescimento contínuo.


A reforma do setor da pesca e da aquicultura, bem como o aperfeiçoamento da base jurídica, facilitaram a atividade empresarial deste setor.


Entretanto, os esquemas de subsídios dirigiram-se ao financiamento de pescadores e empresas aquícolas, impulsionando a produção e o desenvolvimento deste setor.


O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Blendi Çuçi anuncia que a produção de aquicultura na Albânia duplicou nos últimos sete anos.


A produção da aquicultura em 2019 ultrapassou 5 mil toneladas, ante 3 mil toneladas registradas em 2016.


“A produção anual de produtos da aquicultura para 2019 atingiu a cifra de 5329 toneladas” - afirmou o ministro Çuçi, embora para além da produção, a exportação de peixe e marisco também aumentou.


De acordo com as estatísticas oficiais, a exportação de produtos da aquicultura quadruplicou em relação a 2013. Só em 2019 o valor das exportações de pescado albanês atingiu os 100 milhões de euros. Um novo aumento de 24,5% foi registrado durante o primeiro semestre deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

52% das obras são realizadas no canteiro de obras de água em Leskovik / abastecimento de água 24 horas para 3 mil habitantes

Balla-Xhaferri: Incentivando investimentos albaneses na Macedônia do Norte

FOCUS - WHO: Nível alarmante de transmissão de COVID-19 na Europa