Tropas albanesas, parte da KFOR são homenageadas com a medalha da OTAN

 albanesas na KFOR foram homenageadas esta quinta-feira com a medalha da OTAN.


A medalha recebida pelas tropas albanesas vem pelo serviço prestado na missão da Aliança por um lugar mais seguro.


A notícia do recebimento da medalha foi dada pelo ministro da Defesa, Olta Xhaçka, que também publicou a foto do momento da entrega da medalha pelos representantes da OTAN às tropas albanesas.


"As tropas albanesas na Força do Kosovo - KFOR são homenageadas com a medalha da OTAN, por seu serviço na missão da Aliança por um lugar mais seguro. Somos a NATO ”, sublinhou Xhaçka.


Ministro em exercício da Europa e Relações Exteriores, Gent Cakaj visitou hoje a Macedônia do Norte, onde se encontrou com o primeiro albanês a servir como Ministro das Relações Exteriores, Bujar Osmani.

Cakaj disse que o encontro sublinhou a importância da realização da próxima reunião intergovernamental com especial ênfase na continuação das obras para a construção da Estrada Arbri, interligação Bitola-Elbasan e boa gestão do Lago Ohrid.

Além disso, Cakaj disse que "enfatizamos fortemente a necessidade de um trabalho conjunto para fazer avançar o processo de negociação para a adesão à União Europeia".

“É preciso dizer que a Albânia conta fortemente com o apoio da Macedônia do Norte para sua candidatura como membro não permanente do Conselho de Segurança para 2022-2023”, disse Cakaj.

Ele também enfatizou que "compartilhamos exatamente a mesma visão de que o diálogo Kosovo-Sérvia deve terminar de forma clara e decisiva com o reconhecimento da República de Kosovo pela Sérvia".


O Presidente Ilir Meta decretou a destituição da Ministra da Educação, Desporto e Juventude, Besa Shahini.


Meta também decretou a decisão de nomear o novo Ministro da Educação, Esportes e Juventude, Evis Kushi.


Evis Kushi foi nomeado pelo chefe do governo em 14 de setembro, primeiro dia de aula, que substituiu Besa Shahin neste cargo.


Besa Shahini permaneceu como responsável pelo Ministério da Educação, Esporte e Juventude por 20 meses.


O Tribunal de Lezha condenou hoje a 4 anos de prisão o ex-prefeito de Lezha, Fran Frrokaj, por conta das acusações de alienação de propriedades na área de "Rana e Hedhun" em Shengjin.


Além disso, de acordo com o Código Penal, Frrokaj foi privado do direito de exercer funções públicas por um período de 4 anos.


O veredicto foi proferido hoje para Frrokaj e os demais dirigentes acusados, enquanto Renato Malotaj, ex-jogador do Vllaznia, foi absolvido.


As investigações sobre a alienação de propriedades na costa de Shengjin começaram em 2017, quando um cidadão relatou que sua terra estava hipotecada em nome de várias outras famílias. A promotoria descobriu uma grande área de 234 mil metros quadrados de terreno na área de Rana e Hedhun que havia sido obtida por meio de falsificação de documentos.


O Município de Lezha e o Conselho Regional de Lezha através de documentos oficiais relevantes, apesar do facto de na realidade (os terrenos) serem montanhosos e arenosos, os confirmaram como terrenos da categoria "Campo" e "Pomar". De acordo com a decisão de apreensão, as parcelas foram registradas em nome de pessoas que não tinham direito a terras naquela área.


O ex-prefeito de Lezha Fran Frrokaj foi preso em março de 2018 sob a acusação de abuso de poder e, em seguida, o tribunal decidiu que ele seria investigado em geral.


Enquanto isso, o secretário-geral do Partido Democrata, Gazment Bardhi, exigiu hoje que o Tribunal fique longe de influências políticas e faça justiça.


“Acabamos de conhecer a decisão do tribunal do ex-prefeito de Lezha, Fran Frrokaj. Estamos convictos do excelente trabalho que tem feito pela Lezha e pelos seus cidadãos, pois manifestamos a convicção de que Frrokaj tem trabalhado todos os dias com dedicação e honestidade. O julgamento na primeira instância faltou transparência e fortes indícios de interferência política inadequada. Também fomos informados de que Frrokaj apelará da decisão. Expressamos a convicção de que o julgamento nos níveis mais elevados desta questão trará à luz a verdade. Pedimos ao Judiciário que fique longe das influências da política neste processo e faça justiça ”, disse Bardhi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

52% das obras são realizadas no canteiro de obras de água em Leskovik / abastecimento de água 24 horas para 3 mil habitantes

Balla-Xhaferri: Incentivando investimentos albaneses na Macedônia do Norte

FOCUS - WHO: Nível alarmante de transmissão de COVID-19 na Europa