Balla-Xhaferri: Incentivando investimentos albaneses na Macedônia do Norte
O Presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista, Taulant Balla, acompanhado por uma delegação de deputados, prefeitos e empresários albaneses, foi recebido em reunião pelo Presidente do Parlamento da Macedônia do Norte, Talat Xhaferri.
Balla e Xhaferri discutiram questões de interesse comum entre os dois países, onde sem dúvida o lugar principal é ocupado pela trajetória dos dois países em direção à UE, mas também pelo aprofundamento da cooperação entre os dois países tanto em termos políticos, mas especialmente econômicos.
Balla disse que “nosso objetivo é que as empresas albanesas invistam na Macedônia do Norte. Há poucos investimentos albaneses no norte da Macedônia. “Acho que todos os nossos contatos oficiais devem se aliar à ampliação da cooperação econômica”, disse.
Ele ressaltou que “as relações entre os dois parlamentos são muito boas e devem ser intensificadas”.
“As relações com o governo também são muito boas. "Os primeiros-ministros Rama e Zaev têm uma excelente cooperação, tanto em termos de relações bilaterais e regionais, quanto no caminho comum de integração", disse Balla.
Esperamos, continuou ele, que este ano termine com um momento importante como as Conferências Intergovernamentais com a UE, ou seja, o início das negociações de adesão.
O Presidente do Parlamento, Xhaferri, expressou interesse nas empresas albanesas e nas oportunidades de investir na Macedônia do Norte também. Expressando o desejo de visitar pessoalmente as grandes empresas albanesas, juntamente com uma delegação parlamentar.
Após sua visita à Macedônia do Norte, Balla também será recebido pelo primeiro-ministro Zoran Zaev e pelo presidente Pendarovski.
Ermonela Felaj, deputada do Partido Socialista, simultaneamente presidente da Comissão de Segurança Nacional na Assembleia, reuniu-se com os anciãos das aldeias da unidade administrativa de Lumas, em Kuçova, onde o enfoque foi facilitar os trâmites para o processo de registo propriedade de terras e legalizações.
Durante o encontro, Felaj explicou que, em todos esses anos, procuramos facilitar o processo de registro de títulos de propriedade e legalizações.
O Governo português anunciou hoje a sua intenção de solicitar ao Parlamento que legisle sobre a obrigatoriedade da utilização da máscara em exteriores, bem como o download de uma aplicação de seguimento de contactos.
“Vamos apresentar à Assembleia da República um projecto de lei, de carácter urgente, que obriga o uso de máscara ao ar livre, quando houver outras pessoas nestas instalações”, disse o primeiro-ministro português, António Costa, após encontro com o gabinete , onde uma série de medidas foram tomadas para conter a epidemia de COVID-19.
Até o momento, o uso de máscara na rua tem sido recomendado em situações em que é impossível observar as regras de distanciamento social.
Além disso, medidas mais duras serão adotadas em Portugal a partir de quinta-feira, para conter níveis recordes de novos casos COVID-19.
Os encontros serão limitados a cinco pessoas. Casamentos e batismos podem ter no máximo 50 participantes, mas os feriados universitários serão proibidos.
As multas para empresas que não cumpram as regras serão duplicadas de um limite máximo de 5.000 para 10.000 euros.
O executivo socialista pretende ainda tornar obrigatória a dispensa e utilização da aplicação de localização de contactos, criada pelas autoridades portuguesas, pelo menos no âmbito profissional, escolar, académico, bem como na polícia e nas forças armadas e posteriormente em todas as administrações publik.
Partido Socialista é uma grande família de trabalhadores autossuficientes, meninos e meninas de sacrifício. Com estas palavras dirigiu-se ao prefeito de Tirana, Erion Veliaj, à assembleia de SP em Shëngjergj, trazendo nomes e exemplos de sucesso de pessoas comuns que se levantam todas as manhãs para trabalhar para suas famílias.
“Se para outros a festa virou festa de família, - uma vez de homem, depois de mulher, depois de amiga íntima, e você não sabe se é de Luli ou de Berisha, - o SP é a festa de Vitmar, de uma o menino que não era VIP, que não foi promovido por ninguém no festival, e um menino que conquistou tudo com esforço, que tocava violão na rua, no ônibus e no parque; somos a festa de Marselha, de uma menina que foi de bote, com a mãe e a irmã, para a Itália, se levantou com sacrifícios, sem o nome do pai e da mãe, sem reconhecimento, sem o majshordoma que abre a porta; somos o partido dos meninos e meninas desta cidade que se administram, das pessoas que fizeram 100 sacrifícios, que não foram catapultadas nem pela Holanda nem pelas escolas no exterior porque tinham mãe e pai ricos, mas são cresceu ele mesmo.
Trazendo exemplos de pessoas comuns, mas que criaram algo de sucesso em Shëngjergj, que se esforçam e suam todos os dias para aumentar sua atividade, Veliaj e que a chave para esse sucesso, que inspira o próprio Partido Socialista, é apenas trabalho.
“Somos o partido de Armir, que em Shëngjergj cultiva a truta da raça californiana, a melhor da Albânia. Nós somos a festa de Haki e seremos a festa de todos os Haki, até fazermos a última casa do terremoto. Somos a festa de Osman e Bes, que têm uma leiteria onde coletam o leite de todo o bairro. Somos o partido de Xhelal, não de Xhelal que é espancado com uma cadeira na cabeça para se tornar deputado, mas de Xhelal que tem o estábulo com 25 cabras, que sustenta a família. Nós somos o partido Ibia, que tem uma modesta estufa com tomates; nós somos a festa de Çimi, que fez uma pousada muito modesta, a festa de Con, que cuida de um moinho desde a época dos avós ”, disse Veliaj. “Somos a festa dessas pessoas que, talvez, não tenham grandes adjetivos, que não sejam VIPs, que não conheçam o diabo e o filho para terminar o trabalho,
Por outro lado, o prefeito de Tirana, ao mesmo tempo líder do SP para a região de Tirana, disse que essa força política é a única que está perto dos cidadãos, apesar do cartão que eles possuem, independentemente de estarem na cidade ou na periferia, mas apenas com base na necessidade e nos problemas que eles têm.
Foi uma grande alegria quando as pessoas saíram da Unidade e disseram "consegui a certidão de propriedade", "consegui a certidão de apartamento", "recebi a indenização pelo terremoto", "recebi a empreitada da nova casa que será feita pelo terremoto"! Somos a festa dessas pessoas que precisam e no dia em que ela precisa, às 04:00 da manhã, quando o terremoto acontece, dizemos: “Ó homens, ó mulheres, vamos sair e ajudar! Não voltamos para o outro lado e adormecemos e depois acordamos às 11h para a coletiva de imprensa, ou o próximo tweet que enlouquecer o mundos:
https://sortezuk.blogspot.com/
https://socialconi.weebly.com/
https://jogomaestria.blogspot.com/
Comentários
Postar um comentário