52% das obras são realizadas no canteiro de obras de água em Leskovik / abastecimento de água 24 horas para 3 mil habitantes

O Primeiro Ministro Edi Rama assegurou hoje que o canteiro de obras de água em Leskovik fornecerá uma solução final para o problema herdado ao longo de décadas pela falta de abastecimento ininterrupto de água potável.

Rama disse que “são 18,8 km de nova linha de transmissão e 7,4 km de nova rede interna de uma série de obras de infraestrutura que vão modernizar a infraestrutura de 52 anos totalmente degradada”.

“A obra que vai transformar a vida de 3.000 habitantes de Leskovik, até o momento está 52% concluída e continua em ritmo acelerado, para que dentro de 2021 centenas de famílias tenham em suas casas 24 horas de água potável e de qualidade”, disse Rama.

A infraestrutura de abastecimento de água de Leskovik remonta a 1968. Devido à degradação da rede, em períodos de seca o abastecimento de água era de 30 minutos a 4 horas por dia. Centenas de famílias transportaram água potável de fontes hídricas.

Enquanto hoje 52% do volume de obras já foram realizadas.


O gasto público geral para o período de 8 meses deste ano atingiu 322,95 bilhões de ALL com uma realização de 95,6% do plano de período.


De acordo com os indicadores fiscais publicados pelo Ministério das Finanças e Economia, as despesas orçamentárias durante os primeiros 8 meses deste ano foram 4,3% maiores ou cerca de 13,4 bilhões a mais, em comparação com o mesmo período de 2019.


No item despesas, o ministério anuncia que os repasses para pacotes financeiros de apoio às empresas e pessoas físicas estão estimados em ALL 11,8 bilhões.


Referente aos dados da Fazenda, os investimentos para o oitavo mês de 2020 têm uma realização da ordem de ALL 40,6 bilhões ou 94,9% em relação aos recursos planejados para este período.


“Respectivamente, foram realizados financiamentos nacionais no valor de ALL 27,46 bilhões ou 93,3% do plano do período, financiamentos externos no valor de ALL 12,44 bilhões ou 97,8% do plano do período”, consta no relatório de indicadores fiscais publicado pela MFE.


Em relação ao plano anual, para o período de 8 meses de 2020, foi apurada uma realização geral de investimentos públicos no valor de 46,2% do plano anual.


Albânia aumentou significativamente as exportações para os países da UE em agosto, liderados pela Itália, Alemanha e Grécia, juntamente com países da região.


Segundo o INSTAT, em agosto as exportações aumentaram 22,1% com a Itália em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto com a Alemanha as exportações aumentaram 3,8% e na Grécia foram exportadas 38,6% mais exportações albanesas, do que em agosto de 2019.


Enquanto os países com os quais as exportações tiveram ligeira queda em agosto deste ano são: Kosovo 20,0%, Espanha 27,6% e França 80,3%.


O INSTAT informa que nesses oito meses os países com os quais a Albânia teve o maior aumento nas exportações, em relação a um ano atrás, são: Alemanha com 9,3%, Sérvia com 15,5% e Turquia com 23 1%.


Enquanto os países com os quais as exportações diminuíram são: Itália 20,1%, Kosovo 24,7% e Espanha com 12,8%.


Em termos de importações, em agosto de 2020, os países com os quais a Albânia teve o maior aumento, em relação a agosto de 2019, são: Itália com 2,3%, Turquia 6,1% e EUA 3,4%.


Enquanto os países com os quais as importações tiveram a maior queda são: China com 11,4%, Alemanha 7,2% e Grécia 2,1%.


Nesse período de oito meses, os países com os quais a Albânia registrou o maior aumento nas importações, em relação ao ano anterior, são: Sérvia 31,9%, Rússia 28,2% e Macedônia do Norte 1,6%. Enquanto os países com os quais as importações tiveram a maior queda são: Itália 16,0%, China 16,9% e Grécia 9,0%. e.xh.


Tirana continua os preparativos para acolher centenas de atividades como Capital Europeia da Juventude em 2022.


Na sequência dos preparativos preliminares para a recepção do título, o Congresso Nacional da Juventude, como estrutura de apoio à juventude a este título, e o Município de Tirana, como cidade candidata, assinaram hoje um Acordo de Cooperação que antecede a implementação deste evento em 2022.


O acordo foi assinado pela diretora-executiva do Congresso Nacional da Juventude, Dafina Peçi, e pelo prefeito de Tirana, Erion Veliaj.


O prefeito Erion Veliaj disse que este memorando abre caminho para centenas de atividades para os jovens da capital, e não só.


“Hoje é um dia especial porque avançamos para um acordo prático, que o município de Tirana conecta com o maior guarda-chuva de organizações e ativistas juvenis da Albânia, que é o Congresso da Juventude Albanesa. “Mal posso esperar que essas centenas de atividades que planejamos, tenham lugar no orçamento do município e do Ministério, e depois, mantendo o nosso compromisso financeiro, saiam por cima na organização dessas centenas de atividades”, disse.


Veliaj acrescentou que este acordo é uma oportunidade fantástica para os jovens da Europa virem a Tirana. “Uma cooperação especial com o Congresso da Juventude da Albânia garante que os jovens dos subúrbios da Albânia, onde essas atividades não acontecem com frequência, tenham a oportunidade de se sentir representados. É uma oportunidade de mostrar o que os jovens albaneses podem fazer se todos estiverem juntos. Imagine o potencial dos rapazes e raparigas albaneses que, através destas organizações juvenis, terão uma oportunidade fantástica de organizar o Ano Europeu da Juventude em 2022 e, em seguida, utilizá-lo como trampolim para as suas carreiras, quer locais, quer em instituições europeias. "onde queremos nos integrar", disse ele.


Veliaj sublinhou que a juventude é hoje o passaporte albanês mais bonito da Europa. “Como epicentro desta energia juvenil, não só receberemos muito, mas também daremos. Muitos jovens, vindos de outros países europeus, terão a oportunidade de ver como com um pouco de criatividade, em vez de muito dinheiro, enfrentamos muitos desafios. 2022 será um ano em que, muito provavelmente, teremos concluído grande parte da reconstrução após o terremoto, e teremos a oportunidade de mostrar que somos uma nação experiente, onde não vemos a população jovem como uma fraqueza, mas como um ponto forte perante uma Europa grande em idade, mas que a mão-de-obra está a diminuir. “Mal posso esperar para transformá-lo em um ano de sucesso, junto com os meninos e meninas do Congresso, que tenho certeza que darão o seu melhor”, disse o prefeito.


O vice-ministro da Educação, Juventude e Desportos, Aspasjana Kërxhalli, acrescentou que o título favorece não só as organizações que operam em Tirana, mas também outras organizações. “O Ministério cuidará para que haja uma cooperação máxima e bem-sucedida, pelo que nos comprometemos durante a fase de candidatura. Acolhemos de braços abertos todas as atividades que se realizarão em Tirana, que não são poucas, são mais de 500, e estamos muito felizes por isso e por todos os jovens que virão da Europa, mas também pelos nossos jovens que "Eles vão para a Europa", disse ela.


A diretora do Congresso Nacional da Juventude, Dafina Peçi, agradeceu o título confiado a Tirana como Capital da Juventude 2022 e acrescentou que as atividades abordarão os temas mais importantes para a juventude albanesa. “Para nós, é muito importante que este título que nos foi confiado pelas estruturas europeias, encontre Tirana como uma cidade preparada para desenvolver actividades em oito grandes áreas, como a educação, a participação activa, o desporto, a cultura e também a dimensão europeia”. , disse Peçi. Ela enfatizou o grande papel desempenhado pelas organizações de jovens e jovens especialistas para garantir este título e que este título é uma responsabilidade para os jovens albaneses e internacionais que confiaram em nós.


Tirana representa uma das cidades mais jovens da Europa, que oferece muitas oportunidades para aumentar o papel dos jovens na tomada de decisões e que envolve a abordagem criativa dos jovens. Graças à interação de jovens, organizações e grupos juvenis com o município de Tirana, com o apoio da estrutura juvenil do Congresso Nacional da Juventude, foi possível alcançar um excelente resultado na designação de Tirana como Capital Europeia da Juventude de 2022 pelo Fórum European Youth (EYC) em Amiens, França, em 17 de novembro de 2019. Em linha com o slogan 'Ativo', estão planejados projetos inovadores e abrangentes, que fomentam o espírito de ativismo nos jovens e alimentam o seu potencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balla-Xhaferri: Incentivando investimentos albaneses na Macedônia do Norte

FOCUS - WHO: Nível alarmante de transmissão de COVID-19 na Europa